Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de Ação Global ODS em Manaus


O dia 24 de setembro foi marcado pelo Dia de Ação Global, realizado em mais de 100 países com o objetivo de pressionar os líderes globais a se comprometerem com a implementação e financiamento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Instituto EQÜIT, promoveu um encontro na cidade de Manaus, Amazônia, com aproximadamente 40 mulheres atuantes dos Movimentos de Mulheres e Feministas da região (dentre eles o FPMM (Fórum Permanente de Mulheres de Manaus), no MMCC (Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade da Transamazônica e Xingu), no MIQCB (Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu) e na AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras).
Através de uma roda de conversa, debateu-se o que são os ODS, seu contexto de criação e possíveis impactos positivos na promoção de justiça socioambiental e igualdade de gênero para a região norte do Brasil. Tratou-se também dos desafios para a implementação dos 17 objetivos e da necessidade de mobilização e engajamento da sociedade civil em geral e dos grupos de mulheres em particular, potencializando as ações de governos e cobrando transparência, efetividade e comprometimento dos mesmos para com os ODS.
O Objetivo Nº5, dedicado ao “Alcance da Igualdade de Gênero e capacitação de todas as mulheres e meninas” foi especialmente focado, sendo profundamente debatido o tema do combate a todas as formas de violência contra as mulheres, que se revela um enorme desafio cotidiano para as organizações de mulheres. Também temas como o acesso a saúde sexual e reprodutiva, a ampliação da participação política e a tecnologias foram importantes pontos de reflexão e debate. Finalmente, o tema do acesso aos recursos econômicos em especial a terra e água, numa região onde a expansão da fronteira agrícola ameaça as mulheres extrativistas e também as pescadoras, ribeirinhas e agricultoras familiares e camponesas, também foi destaque.
As mulheres ficaram muito interessadas em acompanhar essa agenda e em comprometer suas próprias organizações na divulgação dos ODS e no acompanhamento e incidência para a efetiva implementação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário