Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Políticas e ações de inclusão socioprodutiva - governo e sociedade civil se reúnem

Com o objetivo de criar um plano de ação para ampliar a inclusão socioprodutiva de extrativistas e fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público de maneira integrada com o compromisso socioambiental, lideranças de movimentos sociais, entre eles o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), cooperativas e associações extrativistas do Pará e áreas próximas debateram com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e outros órgãos dos governos federal e estadual sobre políticas e ações de inclusão socioprodutiva na região.
A reunião foi realizada em parceria com o ministério do Desenvolvimento Agrário e integra o Painel de Desafios para a Implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Ao mesmo tempo, a agenda é um desdobramento da Instalação da Mesa de Diálogos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com as Quebradeiras de Coco Babaçu, ocorrida em Brasília no final do ano passado.

A PGPM-Bio é uma subvenção do governo federal a 15 produtos do extrativismo. Os extrativistas individuais ou organizados em associações e/ou cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, desde que o negócio tenha sido realizado por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário