Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Cidelândia conquista mais um ponto rumo à igualdade de direitos entre os gêneros


Maria Goreth Sousa de Oliveira, filha de quebradeira de coco babaçu e trabalhador rural, foi eleita a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cidelândia, MA. 
Liderança jovem desde cedo, sempre esteve envolvida com as questões sociais e o modo de vida tradicional de sua comunidade. O projeto deu a ela o empurrão que faltava para decidir se postular e com o apoio do grupo de mulheres, ganhar uma importante eleição local.

Goreth, que já servia ao sindicato, venceu a eleição que contou com a presença de lideranças de todas as comunidades de Cidelândia, mostrando que é possível também vencer o preconceito e o machismo que permeiam e estruturam o pensamento de boa parte das lideranças e diretorias também sindicais e dos movimentos sociais, tanto no campo como nas cidades.
Por tudo isso, a eleição de uma mulher para o cargo é simbólica e efetivamente significante para tratar de reestruturar os movimentos sociais com equidade entre homens e mulheres. 
Para tanto, Goreth contou com o apoio das delegacias sindicais das comunidades, em especial as presididas por mulheres; com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB; e sua comunidade Centro do Abraão. 
Uma das primeiras propostas da nova gestão é ativar a secretaria da mulher que existe no sindicato, mas sem atuação política ou social.






Parabéns Goreth!
As mulheres valorizadas, ocupando cada vez mais espaços comunitários e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário