Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ll Caravana Tapajós Vivo



O Coletivo de Mulheres do Xingu participou nos dias 26, 27 e 28 de agosto da II Caravana Tapajós Vivo, espaço de fortalecimento das lutas e resistências em defesa da vida dos vários grupos existentes na bacia do Rio Tapajós, na busca por despertar a consciência crítica da população local para os grandes empreendimentos planejados para a região Amazônica em especial oeste do Pará.
A abertura do evento, realizado no Município de Itaituba-Pará, foi marcado por uma massiva passeata que aglutinou indígenas, ribeirinhos, sindicatos, juventudes, mulheres, crianças, entre outros grupos vindos de todo o Brasil.
As mulheres do Xingu levantaram faixas em saudação às guerreiras mundurukus, que têm sido exemplo de resistência e luta em defesa do rio Tapajós.
Maria Leusa, liderança indígena do movimento Ipereg Ayu, em uma das atividades no decorrer do encontro agradeceu à Antonia Melo, do Movimento Xingu Vivo e ao coletivo de mulheres pelo apoio na luta, e por ter incentivado a nação munduruku a dar os primeiros passos de resistência. O coletivo ratificou ainda a aliança dos Rios Xingu, Tapajós, madeira e Tocantins na defesa da vida dos Rios e povos da Pan-Amazônia.

Seguimos juntas(as) em defesa da vida de nossos rios e povos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário