Páginas

domingo, 27 de março de 2016

Comemorando o mês da mulher: Diálogo na comunidade Centro Abraão, Maranhão

Comemorando o mês da mulher

Diálogo na comunidade Centro Abraão, Maranhão 

Visando fortalecer as discussões sobre o empoderamento da mulher, e proporcionar a elas momentos de reflexão sobre seu valor, seu papel fundamental na sociedade, se auto-reconhecer como força indispensável para sua cidade, Estado e país, no dia 26 de março o MIQCB organizou uma conversa na comunidade Centro do Abraão município de Cidelândia, MA, para abordar e discutir os seguintes temas:

1. O valor do trabalho da mulher: para reflexão baseada nas discussões
que já tivemos em nossos encontros); e

2. Saúde da mulher, mais precisamente, os tipos de tratamentos hoje disponíveis, par os principais tipos de câncer que afetam mulheres. Em nossa região, são muitas mulheres as com esse problema. Falamos sobre a importância da prevenção e do apoio fundamental às mulheres em tratamento. (Fala da Dra. Sueily. Oncóloga em Imperatriz, parceira do regional).

D. Eunice (MIQCB) fez uma fala junto com uma liderança feminista de Cidelândia, Antonia torres, também parceira do regional.
Embora sejam assuntos bem distintos, e pudéssemos ficar somente com o primeiro, diante de tantos casos de câncer em nossas mulheres, resolvemos não deixar de falar sobre o tema.
Estiveram presentes, quebradeiras de coco, STTR de Cidelândia, Assoc. de moradores das comunidades Palmeirândia e Abraão, agente de saúde de Cidelândia, Associação de mulheres quebradeiras de Curvelândia, município de Vila Nova dos Martírios, Associação de trabalhadores Sapucaia. Vila Nova dos Martírios, nossos parceiros nos trabalhos do movimento ( MIQCB) 



 
Uma unidade produtiva de mesocarpo (agro-industria) construída com projetos do MIQCB (Projeto Pindova - nome regional utilizado para se fererir às palmeiras jovens) está em fase final em Abraão. A unidade vai beneficiar mais de 500 famílias em Abraão e em comunidades vizinhas.
O evento, que  aconteceu na unidade escolar da comunidade (que também é nossa parceira), foi encerrado com
um almoço partilhado com todos e todas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário