O Movimento Xingu
Vivo Para Sempre e o Coletivo de Juventude PAJEÚ - resistência e movimento
- iniciaram a semana do Dia Mundial da Água, 22 de março, com debates
didáticos nas escolas de Ensino Médio de Altamira
com a temática Juventudes e Meio Ambiente / Reflexões e Conexões Necessárias.
Tendo
como objetivo o fortalecimento de ações locais e conjuntas de jovens
empenhados na construção de sociedades sustentáveis, por meio da troca
de experiências e cooperação
que visam o fortalecimento da política ambiental verdadeiramente
sustentável, que respeite e atenda as particularidades territoriais de
povos e populações.
Os debates e
reflexões com os alunos(as) dos 2º e 3º anos da Escola Estadual
Polivalente de Altamira sobre o dia mundial da água foram bastante proveitosos devido à participação e
intervenção dos mesmos, correlacionando
a data com a realidade local vivenciada no território do Xingu. Foram
feitos vários relatos de falta d’água nos novos bairros, os chamados
RUCs, construídos pela Norte Energia S.A, empresa responsável pela
construção da CHE de Belo Monte no Rio Xingu.
Sobre a água em Altamira, as questões destacadas no debate pelos alunos (as) foram:
- Falta de saneamento básico
- Falta de gestão da política do município
- A falta de ligação Inter-domiciliar prometida na política condicionante para a realização do projeto UHE Belo Monte e
- A falta de água potável nos Reassentamentos, onde parte da população tem que comprar água.
Outra
crítica feita por parte dos alunos (as) foi a forma de distribuição da água em reassentamentos (tais como Laranjeira e
Jatobá, onde
muitos residem), que se dá por meio de carro pipa, e ainda, quais as condições de segurança da água dentro dos tanques
dos carros pipa até seu destino final.
Diante
dos debates feitos, a certeza de desafio para as gerações atuais
(juventude, pesquisadores e outros...) é de construir alternativas e
projetos sustentáveis
para garantir a implementação e a efetivação de políticas ambientais e da
água especificadamente local, e consequentemente regional e planetária;
atitudes que respaldarão a vida dos seres vivos no universo.
A relação dos alunos com a água:
“Bem,
minha relação com a água e bem, primaria, pois fui criada com uma
lagoa no quintal, com o impacto da hidrelétrica ele encheu e acabou
estourando, e isso me
deu consciência para preservar mais a água, pois aquilo me fez falta.
Então a principal relação que eu tenho com a água e de conscientizar as
pessoas”
“A
minha relação com a água , sentimento, como se ela fosse uma parte de
mim, principalmente, quando vejo alguém com pouca consciência coam a
água desperdiçando ela.
Eu sinto como se tira-se algo meu, jogando ela pelo cano. Minha
porcentagem do cuidado com a água e de 80% e os outros 20% e o desleixo
induzido pelos outros”
“Minha
relação com a água é de suma importância, mas de certa forma sou falha
muitas das vezes na hora de cuidar dela, tendo ao máximo melhorar pois
sem água automaticamente
somos seres sem vida. Não entendo como desenvolvimento algo que possa
nos deixar sem água”
“Minha
relação com a água no banho eu levo 1 minuto não gasto muita água mas
eu, necessito muito dela, nunca fui de desperdiçar até porque minha mãe
sempre foi
rígida quanto a água. Não adianta se conscientizar hoje e amanhã
esquecer temos que está nos preocupando todos os dias com o nosso meio
ambiente.”
“Minha
relação com a água e muito boa, gosto de beber e banhar. Não gosto de
ver água sendo jogada fora sendo desperdiçada. Meu cuidado com ela acho
que e de uns 60 a
70%.
Altamira, 23 de março de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário