Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

Semana da água - Juventudes e Meio Ambiente: Reflexões e Conexões Necessárias

O Movimento Xingu Vivo Para Sempre e o Coletivo de Juventude PAJEÚ - resistência e movimento - iniciaram a semana do Dia Mundial da Água, 22 de março, com debates didáticos nas escolas de Ensino Médio de Altamira com a temática  Juventudes e Meio Ambiente / Reflexões e Conexões Necessárias. 
Tendo como objetivo o fortalecimento de ações locais e conjuntas de jovens empenhados na construção de sociedades sustentáveis, por meio da troca de experiências e cooperação que visam o fortalecimento da política ambiental verdadeiramente  sustentável, que respeite e atenda as particularidades territoriais de povos e populações.


Os debates e reflexões com os alunos(as) dos 2º e 3º anos da Escola Estadual Polivalente de Altamira  sobre o dia mundial da água foram bastante proveitosos devido à participação e intervenção dos mesmos, correlacionando a data com a realidade local vivenciada no território do Xingu. Foram feitos vários relatos de falta d’água nos novos bairros, os chamados RUCs, construídos pela Norte Energia S.A, empresa responsável pela construção da CHE de Belo Monte no Rio Xingu.
 
Sobre a água em Altamira, as questões destacadas no debate pelos alunos (as) foram:

- Falta de saneamento básico
- Falta de gestão da política do município
- A falta de ligação Inter-domiciliar prometida na política condicionante para a realização do projeto UHE Belo Monte e
- A falta de água potável nos Reassentamentos, onde parte da população tem que comprar água.
 
Outra crítica feita por parte dos alunos (as) foi a forma de distribuição da água em reassentamentos (tais como  Laranjeira e Jatobá, onde muitos residem), que se dá por meio de carro pipa, e ainda, quais as condições de segurança da água dentro dos tanques dos carros pipa até seu destino final.                                                  
 
Diante dos debates feitos, a certeza de desafio para as gerações atuais (juventude, pesquisadores e outros...) é de construir alternativas e projetos sustentáveis para garantir a implementação e a efetivação de políticas ambientais e da água especificadamente local, e consequentemente regional e planetária; atitudes que respaldarão a vida dos seres vivos no universo.


 

A relação dos alunos com a água:
 
“Bem, minha relação com a água e bem, primaria, pois fui criada com  uma lagoa no quintal, com o impacto da hidrelétrica ele encheu e acabou estourando, e isso me deu consciência para preservar mais a água, pois aquilo me fez falta. Então a principal relação que eu tenho com a água e de conscientizar as pessoas”
“A minha relação com a água , sentimento, como se ela fosse uma parte de mim, principalmente, quando vejo alguém com pouca consciência coam a água desperdiçando ela. Eu sinto como se tira-se algo meu, jogando ela pelo cano. Minha porcentagem do cuidado com a água e de 80% e os outros 20% e o desleixo induzido pelos outros”
 
“Minha relação com a água é de suma importância, mas de certa forma sou falha muitas das vezes na hora de cuidar dela, tendo ao máximo melhorar pois sem água automaticamente somos seres sem vida. Não entendo como desenvolvimento algo  que possa nos deixar sem água”
“Minha relação com a água  no banho eu levo 1 minuto não gasto muita água mas eu, necessito muito dela, nunca fui de desperdiçar até porque minha mãe sempre foi rígida quanto a água. Não adianta se conscientizar hoje e amanhã esquecer temos que está nos preocupando todos os dias com o nosso meio ambiente.”
 
“Minha relação com a água e muito boa, gosto de beber e banhar. Não gosto de ver água sendo jogada fora sendo desperdiçada. Meu cuidado com ela acho que e de uns 60 a 70%.

                                                                                                                                                                                                                                           Altamira, 23 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário