Páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

SEGUNDO DIA DE PRÉ-FÓRUM








O segundo dia de trabalho do Pré-Fórum Pan-amazônico contou com muitas atividades, divididos por GTs, ou Grupos de Trabalho, que debateram temas específicos, fizeram denúncias e fizeram propostas de resistência e estratégias para seguir enfrentando as batalhas contra a exploração da natureza e dos seres humanos.


Foto: Participantes do Projeto Mulheres no Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, presentes no Pré-Fórum.


MUITA LUTA PELA FRENTE... SEM TEMER


O GT de Enfrentamento ao Tráfico e Trata de pessoas, debateu-se acerca da desnaturalização das práticas que promovem a trata, denúncias dos casos, fiscalização, e prevenção na base da Formação foram as propostas.
Já o GT Identidades e Diversidade falou sobre a importância do respeito às diferenças e direitos de todos; o GT Povos Indígenas alertou para o perigo dos grandes projetos do capital para as terras indígenas, que desrespeitam a Consulta prévia, além de Reconhecimento e respeito à Cultura dos PI...
Resistir em nossos modos de vida, para salvar própria existência.
Resistir diante de religiões que continuam colonizando e demonizando as práticas e concepções indígenas; denúncia do Genocídio aos povos indígenas e da persistência do racismo e da discriminação.








Foto: Tania Chantel, participante deste Projeto de Itacoatiara, AM, 
relata o resultado do debate de ontem no GT Trabalho e 
Direitos das Mulheres Rurais

Para este momento político complicado, GT Movimento Negro propôs a criação do Observatório de situação da população afro descentes, além da implementação de políticas especificas de saúde para a população negra, e a criação do Conselho Municipal dos direitos da população afrodescendente.
As políticas que privilegiam a especulação imobiliária na cidade de Manaus foi uma das denúncias apontadas pelo GT Moradia. Outa, foi a redução do programa "Minha casa, minha vida", além da persistente criminalização dos movimentos por moradia.
GT conflitos e lutas nos territórios trouxe questões como qual é o conceito de sustentabilidade?, tema fundamental na agenda atual, visto que o termo pode ser capturado por grandes empresas para “vender” a chamada economia verde. Problemas e conflitos de terras trazidos pelas rodovias e o modelo de desenvolvimento que tem-se promovido de fato na região, dando entrada ao desenvolvimento e comércio locais, mas também às madeireiras ilegais, grileiros, mineradores, violência, crescimento desordenado etc., também foi tema debatido pelo GT.

Mas o dia não foi só de conversa. Na prática do bem viver, povos tradicionais, apresentaram suas formas de CURA, através da resistência das benzedeiras.
Graciela Rodríguez, recebendo a prática. O Pré Fórum Panamazônico - Manaus –AM

Vera battay, participante deste Projeto pelo município de Boa Vista do Ramos, dá seu depoimento: "Estar vivenciando esse momento de partilha e aprendizado é maravilhoso para nós.  Principalmente nesse momento de inquietações e perdas de nossos direitos.  Para mim, está sendo riquíssima toda a explanação proposta pelo fórum."

Nenhum comentário:

Postar um comentário